Pesquisar

2 de jul. de 2011

Mafia


Aqui a alguma dicas para o jogo


MAFIA : THE CITY OF LOST HEAVEN

Já conhecemos bem a reputação da Take Two que já nos habituou a jogos com muita acção, com uma boa dose de violência e deixando o jogador com uma quase total liberdade. Mais uma vez, a editora parece decidida a se fazer ouvir com este título que não muda em nada o hábito da editora e que deverá deixar durante muito tempo os jogadores presos em frente ao ecrã. Mafia, um jogo que irá deixar certamente a suas marca no universo dos video-jogos.
Tommy...
Mafia, vai nos levar à América dos anos trinta ao lado de Tommy Angelo, um simples taxista que entrou numa história que o vai ultrapassar, antes mesmo que ele se dê conta. Mafia é antes de tudo uma história de ambiente, numa época onde América vivia uma grande crise e os bandidos viviam tempos de glória. Assim a trama deixa o jogador mergulhar completamente neste universo, dando-lhe mesmo a sensação que faz parte deste.
Mesmo se o gameplay do Mafia não tem a mesma perfeição do GTA 3, não deixa de ser muito bom, com missões que obedecem a um script preciso. As missões estão muito bem encadeadas e algumas delas contribuem totalmente para o ambiente do jogo mesmo não sendo das mais interessantes.
O que é o caso de uma das primeiras missões, que mesmo sem ser apaixonante leva-nos a jogar seriamente o nosso papel de motorista de táxi.
Mas tudo se anima logo, assim que os gansters obrigam Tommy a refugiar-se na casa do Padrinho. E é a partir daqui que se vê enrolado na máfia local, num mundo de acertos de contas, assaltos, perseguições e tiroteios.

Um verdadeiro filme
Seria injusto para o jogo se desvendassemos o seu cenário. De tanto se jogar o Mafia, ficamos com a impressão de que estamos a viver um filme. Alguns dizem que este Mafia é um GTA III transposto na época do Al Capone. Mas não se iludam, Mafiaanuncia-se efectivamente como um excelente título, mas o seu trunfo reside sobretudo no seu ambiente, no seu cenário e na maneira que implica o jogador no gameplay.
Mesmo com uma intriga linear é possível terminar certas missões de várias maneiras, mas sem nunca influenciar o resultado. Das 20 missões do jogo o jogador pode escolher se quer ou não efectuar os objectivos secundários onde poderá obter novos veículos ou participar em corridas. Ao todo são vinte missões (poderá parecer pouco para alguns), mas como elas são subdivididas em várias partidas, serão precisas longas horas para chegar ao fim das mesmas.Este título tem assim um cenário excelente, e mergulhamos com gosto neste universo intrigante. Aparentemente, os programadores da Illusion Softworks aprenderam bastante com o seu jogo precedente Hidden & Dangerous. Nota-se bem a vontade de aperfeiçoar ao máximo o Mafia, sendo certamente essa a razão para os atrasos sucessivos no lançamento do jogo. O título começou a ser desenvolvido com o motor de Hidden & Dangerous, mas os programadores deram-se rapidamente conta da limitação deste, e que não servia para as potencialidades que queriam dar ao Mafia. O novo motor chama-se LS3D, especialmente concebido para oMafia, considerado muito poderoso, será também utilizado para outros títulos, como o Hidden & Dangerous 2 que está a ser desenvolvido. O jogo é de facto bonito, e não pede uma máquina de última geração como o GTA 3 para ser jogado, para aqueles que têm computadores mais fracos, podem sempre sacrificar um pouco a qualidade das texturas e da resolução, mantendo-se o jogo na mesma, bonito e jogável.
A modelação da enorme cidade (10 Km2) contribui imenso para o sentimento de imersão. As texturas são finas e bem escolhidas, a arquitectura é variada e da época (um bom trabalho de documentação), os bairros estão bem distintos (Little Italy, Chinatown, ...). O detalhe e a precisão são definitivamente os pontos fortes da empresa checa, chamando-nos logo à atençao desde a primeira missão, aquela onde temos de nos escapar ao volante do nosso táxi, junto com dois homens, capangas do Don Salieri. A velha carripana lança-se para o asfalto, com uma velocidade de ponta ridícula (normal para a época) que não facilita em nada a tentativa de escapar aos nossos perseguidores.

Calhambeques de qualidade
Passear a pé é agradável, mas para seres um mafioso a sério tens de arranjar um veículo à altura do teu posto. Existem pelo menos 60 modelos de veículos diferentes. Desde velhos calhambeques até limusinas. Mas atenção! A diferença não se fica pelo aspecto físico do carro, o comportamento dos veículos está também incluído. Um ano inteiro de desenvolvimento foi consagrado ao comportamento dos veículos: o motor, o comportamento do chassis, dos pneus, o aerodinamismo e a carga no veículo. Assim, o teu táxi fica mais lento com três ocupantes do que só com um. É igualmente importante precisar que todos os veículos são destrutíveis: pára-brisas, faróis, portas, capot e pneus. Este último ponto é útil nas perseguições, já que podes furar os pneus do teu adversário para obriga-lo a parar no muro mais próximo.

Este universo é de facto muito agradável e completo. Os carros têm um papel importante no gameplay do Mafia devido ao número elevado de missões que tens de fazer de carro. Para ter sucesso nestas missões, Tommy dispõe de um arsenal clássico da época. Encontramos o conhecido taco de base-ball, o clássico punho americano, a faca de ponta-e-mola, a clássica Magnum, metralhadora Thompson, caçadeira de canos serrados, espingarda de snipe e claro, o cocktail molotov. Tudo isto não será demais, visto que o jogo está longe de ser fácil. Enfim, é difícil mas não impossível. O jogo é realista, e a morte encontra-se em todas as esquinas de ruas.Mafia é um jogo que irá por a prova os teus reflexos, mas também o teu cérebro.
O ponto negativo deste jogo, é não trazer um modo multiplayer, tal como no GTA 3 (mais uma vez). Um modo que provavelmente poderá chegar dentro de um add-on.

Interface e maneabilidade simples e agradável
O jogador é avisado daquilo que se passa à sua volta através de ícones que lhe assinalam se cometeu uma ligeira infracção ou se está a ser perseguido por toda a bófia da cidade.
Em termos de maneabilidade, dispomos de uma ergonomia notável que torna as diferentes fases do jogo mais agradáveis umas atrás das outras. A condução dos veículos não causa grande dificuldade e os combates são ofegantes, com comandos que fazem apelo às setas de direcção e ao rato.
Ao nível do grafismo, como já foi referido, Mafia apresenta um ambiente único e de um grau de realismo impressionante. Lamentamos apenas os reflexos nos veículos demasiados acentuados.
A parte sonora do jogo, está tão bem realizada quanto a parte gráfica, o que contribui enormemente para a imersão neste universo.


Conclusão

Mafia é um título incontornável para os fãs do género que vão descobrir um ambiente único e uma trama bem feita, misturando engenhosamente as fases de acção com a narração. Uma realização impecável, uma atmosfera aliciante e uma acção bem apoiada. aqui está um título obrigatório para quem é fã de acção e sobretudo do género GTA.
 
 
Escrever uma Crítica ao Jogo » 
 
Avaliação:
 
GráficosSomSuporteGameplayTotal
99799
 
Ficha Técnica:
 
Produtor :  Illusion Softworks
Editor :  Take Two Interactive
Estado :  Disponível
Data lançamento :  6 Septembro de 2002
Género / Tema :  Acção, Aventura / Máfia.
Conf. Mínima :  P III 500 MHz, 128MB RAM, Pl.Graf. 3D 16MB
Conf. Recomendada :  P IV 1 GHz, 256MB RAM, Pl.Graf. 3D 32MB
Comp. Win. 2000/XP :  Sim
 
Links:
 
Produtor :  Illusion Softworks
Editor :  Take Two Interactive
Site Oficial :  MAFIA
 
Downloads:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário